O que é uma brigada de incêndio?

Muitas vezes nos deparamos com uma empresa que afirma ter uma brigada de incêndio, mas não sabemos realmente do que se trata. À primeira vista parece um local onde você pode se proteger de um incêndio, mas na verdade não é nada disso. Vamos conhecer então o que é e para que serve uma brigada de incêndio.

Uma brigada de incêndio é um grupo de pessoas voluntárias que são treinadas e capacitadas para auxiliar os demais colegas de trabalho em situações de emergência, em especial, situações de incêndio. Essas pessoas passam por capacitação técnica e teórica sobre salvamento de vidas e primeiros socorros a fim de estarem preparadas para tais situações. Além disso, essa equipe fica responsável por averiguar possíveis riscos no ambiente de trabalho, emitir relatórios e pareceres e ainda fiscalizar o estado de conservação de equipamentos como extintores de incêndio.

É importante ressaltar que o trabalho da brigada de incêndio é complementar ao trabalho da CIPA – Comissão Interna de Proteção a Acidentes de Trabalho. São atividades afins, que devem trabalhar juntas para garantir a saúde e bem estar dos trabalhadores enquanto eles estiverem nas dependências da empresa.

Durante o treinamento para ingressar na brigada de incêndio, os voluntários passam por diversos exercícios simulados para compreender da melhor forma possível como é uma situação de emergência na realidade. Após esse treinamento, todos são considerados brigadistas, e elegem um líder, um chefe e um coordenador geral.

O líder coordena ações de um único andar ou pavimento. Assim, existem diversos líderes brigadistas na equipe. O chefe é responsável por um prédio inteiro, por isso, em grandes indústrias, existem mais de um chefe na brigada de incêndio. Por fim, o coordenador geral é quem responde por todas as ações da brigada de incêndio, sendo responsável por todas as unidades da empresa.

Os brigadistas estão capacitados para realizar prevenção e combate a incêndios, prestar primeiros socorros, avaliar riscos, inspecionar equipamentos, elaborar relatórios, orientar pessoas, acionar o corpo de bombeiros quando necessário e outras atividades que tenham como objetivo salvaguardar a vida de todos os envolvidos.

Organizar uma brigada de incêndio na sua empresa é um ato de respeito à vida dos que nela trabalham, pois o preparo físico e psicológico desta equipe para solucionar situações de emergência contribui muito para que todos os colaboradores trabalhem mais motivados e conscientes de que a empresa pensa no seu bem estar. Uma política como essa, aliada a uma gestão de saúde e segurança do trabalho eficaz, traz benefícios não só para os colaboradores como também para a empresa, que deixa de desperdiçar recursos com afastamentos por acidente de trabalho e doenças ocupacionais.

Últimos Artigos

Processando Ajax Processando