O que é Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA)

O PPRA é um programa de prevenção aos riscos existentes no local de trabalho, visando resguardar a saúde e a integridade dos funcionários da melhor forma possível. O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais está baseado em quatro pilares:

Antecipação;

Reconhecimento;

Avaliação;

Controle.

Esses quatro pilares devem ser constantemente verificados para identificar a ocorrência de riscos ambientais para os funcionários, tendo como finalidade desenvolver plano de ação e medidas corretivas para minimizar ou até eliminar estes riscos no ambiente de trabalho, resguardando assim a saúde e o bem estar de todos que trabalham na empresa.

O PPRA deve ser implantado em todos os estabelecimentos da empresa, de igual maneira e mantendo os mesmos padrões de qualidade e segurança. Articulado com o PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, o PPRA deve estar estruturado da seguinte maneira:

  • Planejamento anual;
  • Estratégia e metodologia de ação;

o   Forma de registro, manutenção e divulgação de dados.

  • Periodicidade e forma de avaliação.

Seguindo estes passos e implementando ações preventivas e corretivas, com o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é possível combater riscos físicos, químicos e biológicos existentes no ambiente de trabalho, tornando a empresa um lugar mais seguro para todos.

Os riscos físicos estão ligados ao acesso à energia de qualquer tipo, enquanto os riscos químicos estão ligados ao contato com substâncias, compostos e produtos que possam penetrar no organismo dos trabalhadores e os riscos biológicos estão atrelados ao contato com bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários e vírus.

A exposição a esses riscos, bem como a metodologia de prevenção, depende da natureza da atividade da empresa, por isso é necessário consultar um profissional especializado na área de segurança e saúde do trabalho para que este determine quais são os cuidados a serem tomados.

Últimos Artigos

Processando Ajax Processando