Como estimular seus colaboradores a usar EPI

Seja em indústrias ou na construção civil, conscientizar os trabalhadores sobre a importância de se utilizar o EPI – Equipamento de Proteção individual é sempre uma tarefa árdua, que precisa de tempo e dedicação, além de um bom poder de convencimento. Por isso, vamos listar algumas ações que podem ser tomadas para que este processo seja o mais tranquilo possível.

Antes de exigir o correto uso dos equipamentos de proteção individual, é preciso ensinar os trabalhadores a usá-los, como conservá-los e quando solicitar a troca dos mesmos. Após o primeiro treinamento, é preciso acompanhar este colaborador por algum tempo para verificar se ele está mesmo utilizando o EPI de forma correta, até que se torne um hábito para ele usar o equipamento de proteção individual.

Como todos os seres humanos, ao longo do tempo acabamos por adaptar certos costumes ao que já temos como referência, acomodando-nos no geral e deixando os detalhes de lado. Isso implica em deixar de usar os equipamentos de proteção individual corretamente ou até mesmo deixar de usá-los por completo, por isso o papel da equipe de segurança e medicina do trabalho é tão importante.

Para não deixar que isso ocorra, é preciso manter a ideia fixa na cabeça das pessoas de que usar os EPIs é importante. Mas como? Por meio de ações e campanhas de conscientização, como treinamentos periódicos, por exemplo. A cada seis meses proporcionar uma reciclagem sobre o uso correto dos EPIs constitui uma ação muito fácil de ser realizada e com custo praticamente zero. Para atrair a atenção dos colaboradores, é possível fazer sorteio de brindes ou proporcionar um café da manhã para os participantes.

Como ação constante, divulgar em um jornal mural, ou em folhetos explicativos, dados e estatísticas sobre acidentes de trabalho no setor, a frequência do uso de EPIs, notícias relacionadas a acidentes de trabalho que possam causar impacto nas pessoas, fazendo-as refletir sobre como elas estão agindo com relação a isso. Desenvolver materiais didáticos para treinamentos periódicos é outra medida simples e eficaz, uma vez que o trabalhador pode consultar o material sempre que desejar.

É possível ainda, durante a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho – SIPAT, convidar pessoas que possam relatar suas experiências com acidentes de trabalho, mostrar vídeos educativos e promover campanhas internas que promovam o engajamento dos funcionários. Com um pequeno investimento é possível desenvolver diversas ações de conscientização, além de motivar os funcionários a participar mais de eventos sociais da empresa.

Optar por EPIs de qualidade é também uma forma, talvez uma das mais eficazes, de estimular os funcionários a usarem os equipamentos. Muitos EPIs de baixa qualidade incomodam e até atrapalham no desenvolvimento das atividades do funcionário, por isso, adquirir equipamentos de proteção individual de um fornecedor de qualidade faz toda a diferença. Sabendo dessa premissa para as empresas, a Casa da Borracha Cotia investe em equipamentos de proteção individual de qualidade para fornecer a seus clientes o que há de melhor no mercado, facilitando assim a sua interação com seus funcionários, os verdadeiros usuários dos EPIs.

Últimos Artigos

Processando Ajax Processando