Calçado de Segurança: proteção para os seus pés

Antigamente era comum vermos trabalhadores, principalmente da construção civil, usando chinelos enquanto estavam na obra. Esta prática sempre foi muito perigosa, pois em qualquer ambiente de trabalho estamos sujeitos a torções, escoriações, derrapagens e umidade.

Dessa maneira, com o aumento da preocupação com a profissionalização de algumas atividades de risco e com a segurança dos trabalhadores, foi possível alterar este cenário e implantar o uso dos calçados de segurança, que visam proteger os pés dos trabalhadores da construção civil, indústria e tantos outros segmentos contra impactos e situações que possam causar danos à saúde.

Existem diversos tipos de calçados de segurança, mas citamos aqui os mais utilizados:

  • Botas de PVC e borracha: tem por objetivo proteger contra derrapagens e contato com agentes químicos.
  • Bota de borracha cano longo: inibem derrapagens e contato com agentes químicos.
  • Botas de couro cano médio: utilizadas para uso geral.
  • Botas de couro cano longo: previnem o ataque de animais peçonhentos.
  • Calçados de proteção tipo condutivo: protegem contra a diferença de potencial.

Os calçados de segurança podem ter cadarço ou elástico; podem ter biqueira de aço ou PVC; podem ter solados diferentes; tudo dependendo do tipo de atividade que se vai executar. Pessoas que trabalham com eletricidade, por exemplo, jamais podem utilizar sapatos com biqueira de aço.

Hoje em dia já existem calçados de segurança que se assemelham a sapatos e tênis comuns, o que estimula mais os funcionários a utilizar o equipamento de proteção individual, que é obrigatório no ambiente de trabalho. Seu fornecimento é realizado pela empresa, que deve atentar para a substituição do equipamento sempre que for necessário.

É importante que as empresas mantenham um fornecedor de equipamentos de proteção individual que tenha conhecimento sobre as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e possa orientar a pessoa responsável na hora da compra dos EPIs. A Casa da Borracha Cotia é uma empresa que preza pelo bom atendimento e mantém uma equipe capacitada para orientar qualquer cliente que deseje mais informações sobre os equipamentos de segurança e sua utilização.

Garantir a saúde dos seus funcionários é dever das empresas, por isso adquirir equipamentos de proteção individual de qualidade é tão importante.

Últimos Artigos

Processando Ajax Processando